segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Classificação das dutovias sobre processos relevantes

Como forma de melhorar o entendimento sobre as dutovias, é feita uma classificação dos processos relevantes sobre ela. Quanto ao tipo de operação, está dividida em transporte ou transferência; quanto à rigidez, pode ser rígida ou flexível; quanto à localização, têm-se as formas enterrada, flutuante, aérea ou submarina; quanto à temperatura de operação, pode ser normal ou aquecida; e quanto ao material de constituição, divide-se em aço e materiais não metálicos.
As operações de transporte ou de transferência de produtos por dutovias podem ser realizadas por um sistema forçado (que utiliza um elemento de força para movimentar o produto dentro do duto); ou pelo sistema por gravidade (que utiliza apenas a força da gravidade para movimentar o produto dentro do duto). O sistema por gravidade apresenta vantagens sobre o sistema forçado, uma vez que não precisa de força motriz mecânica o que faz com que não haja gasto com energia, porém possui, como limitação, a condição de transportar apenas produtos fluidos, pouco viscosos.
Os dutos aparentes (visíveis no solo) são usados normalmente nas chegadas e saídas das estações de bombeio, nas estações de carregamento e descarregamento e nas estações de lançamento/recebimento de PIG (aparelhos/sensores utilizados na limpeza e detecção de imperfeições ou amassamentos na tubulação). Dependendo do terreno (acidentado ou rochoso), a instalação de dutos subterrâneos torna-se difícil e até mesmo inviável economicamente. Sendo assim, a linha é fixada em estruturas de sustentação e amarração para a tubulação.

Disponível em: < http://wwwo.metalica.com.br/artigos-tecnicos/as-dutovias-como-boa-alternativa-de-transporte-apesar-da-predominancia-do-modo-rodoviario/> Acesso em: 05 de set 2016

Um comentário: