quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Logística aplicada a dutovias

A logística aplicada à construção de dutovias deve levar em conta os equipamentos e suprimentos que serão usados na obra. A maioria dos equipamentos é de difícil manutenção e exige peças de reposição de complicado deslocamento, tornando complexa também sua distribuição. O ambiente de movimentação permanente da obra favorece a perda dos materiais e ferramentas. Em sua maioria, os equipamentos são de grande porte e estão presentes na obra em grande quantidade.

As operações de transporte de materiais, especialmente dos tubos, são realizadas de acordo com as disposições das autoridades responsáveis pelo trânsito na região atravessada. As ruas, rodovias (federais, estaduais e municipais) ou estradas particulares não serão obstruídas durante o transporte, que deve ser feito de forma a não afetar ou expor ao perigo o trânsito normal de veículos. Os tubos são transportados da fábrica para as áreas de armazenamento e das áreas de armazenamento para as frentes de trabalho. Nessa fase, são usados os guindastes para elevação da carga, os maiores equipamentos da obra. Em alguns casos, em que o acesso à localização da construção do duto é restrita, devido a limitações naturais, deve-se usar recursos para transporte de equipamentos, tubos e máquinas pesadas, como tratores, balsa e até mesmo helicópteross.

Disponível em : http://wwwo.metalica.com.br/artigos-tecnicos/as-dutovias-como-boa-alternativa-de-transporte-apesar-da-predominancia-do-modo-rodoviario / acesso em 28 de set 2016

quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Formas Dos Dutos:

Na escolha do meio mais adequado ao transporte, é necessário estudar todas as rotas possíveis, estudando os modais mais vantajosos em cada percurso. Deve-se levar em conta vários critérios, tais como: menor custo, capacidade de transporte, natureza da carga, versatilidade, segurança e rapidez. Diante do colocado, se observa algumas classificações para os transportes.
Quanto à forma em:
1.     Modal ou Unimodal: envolve apenas uma modalidade;
2.     Intermodal: envolve mais de uma modalidade e para cada trecho-modal é realizado um contrato;
3.     Multimodal: envolve mais de uma modalidade, porém regido por um único contrato;
4.     Segmentados: envolve diversos contratos para diversos modais;

5.     Sucessivos: quando a mercadoria, para alcançar o destino final, necessitar ser transportada para prosseguimento em veículo da mesma modalidade de transporte (regido por um único contrato)
  



     Disponivel em : http://modaisecargas.blogspot.com.br/2012/06/transporte-dutoviario.html  http://www.sulgas.rs.gov.br/sulgas/modalidade-de-trasporte / Acesso em 14 de setembro 2016



segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Classificação das dutovias sobre processos relevantes

Como forma de melhorar o entendimento sobre as dutovias, é feita uma classificação dos processos relevantes sobre ela. Quanto ao tipo de operação, está dividida em transporte ou transferência; quanto à rigidez, pode ser rígida ou flexível; quanto à localização, têm-se as formas enterrada, flutuante, aérea ou submarina; quanto à temperatura de operação, pode ser normal ou aquecida; e quanto ao material de constituição, divide-se em aço e materiais não metálicos.
As operações de transporte ou de transferência de produtos por dutovias podem ser realizadas por um sistema forçado (que utiliza um elemento de força para movimentar o produto dentro do duto); ou pelo sistema por gravidade (que utiliza apenas a força da gravidade para movimentar o produto dentro do duto). O sistema por gravidade apresenta vantagens sobre o sistema forçado, uma vez que não precisa de força motriz mecânica o que faz com que não haja gasto com energia, porém possui, como limitação, a condição de transportar apenas produtos fluidos, pouco viscosos.
Os dutos aparentes (visíveis no solo) são usados normalmente nas chegadas e saídas das estações de bombeio, nas estações de carregamento e descarregamento e nas estações de lançamento/recebimento de PIG (aparelhos/sensores utilizados na limpeza e detecção de imperfeições ou amassamentos na tubulação). Dependendo do terreno (acidentado ou rochoso), a instalação de dutos subterrâneos torna-se difícil e até mesmo inviável economicamente. Sendo assim, a linha é fixada em estruturas de sustentação e amarração para a tubulação.

Disponível em: < http://wwwo.metalica.com.br/artigos-tecnicos/as-dutovias-como-boa-alternativa-de-transporte-apesar-da-predominancia-do-modo-rodoviario/> Acesso em: 05 de set 2016