quarta-feira, 10 de agosto de 2016

POR QUE NO BRASIL OS DUTOS SÃO TÃO IMPORTANTES?

Dutos no Brasil

No Brasil, cerca de 60% de toda produção é transportada pela malha rodoviária, as ferrovias são responsáveis por apenas 21% e o modo aquaviário por 14%. Os sistemas dutoviário e aéreo não alcançam 5% da produção.
Para escolher o meio mais adequado de transporte é necessário estudar todas as rotas possíveis e quais são os modais mais vantajosos para cada percurso. São vários critérios a considerar: menor custo, capacidade de transporte, natureza da carga, versatilidade, segurança e rapidez.


O transporte dutoviário utiliza um sistema de tubos ou cilindros, previamente preparados, formando uma linha chamada de dutovia ou via que movimenta produtos de um ponto a outro. O transporte de cargas ocorre no interior dessa linha e o movimento se dá por pressão ou arraste por um elemento transportador. Uma dutovia é constituída de terminais (com os equipamentos de propulsão do produto), tubos e as respectivas juntas de união.

Por apresentar características como alto nível de segurança, transportabilidade constante, baixo custo operacional, as dutovias possibilitam o transporte dos seguintes produtos:

• Petróleo e seus derivados (oleodutos): tipo de carga que pode ser transportado por oleodutos ou gasodutos.
• Não derivados de petróleo (polidutos ou alcooldutos): algumas cargas não derivadas do petróleo, como álcool, CO2 (dióxido de carbono) e CO3 (trióxido de carbono), também podem ser transportadas por oleodutos.
• Gás natural (gasodutos): esse gás é transportado por gasoduto que é bastante semelhante aos oleodutos, embora tenha suas particularidades, principalmente no sistema de propulsão da carga – compressores.
• Minério, cimento e cereais (minerodutos ou polidutos): o transporte é feito por tubulações que possuem bombas especiais, que impulsionam cargas sólidas ou em pó. Também se dá por meio de um fluido portador, como a água para o transporte do minério (média e longa distância) ou o ar, para o cimento e cereais (curta distância).
• Carvão e resíduos sólidos (minerodutos): para esse tipo de carga utiliza-se uma cápsula para transportar a carga, por meio da tubulação, impulsionada por um fluido portador, água ou ar.
• Águas servidas – esgoto (dutos de esgoto): as águas servidas ou esgotos produzidos pelo homem podem ser conduzidos por canalizações próprias até um destino final adequado.
• Água potável (dutos de água): uma vez coletada em mananciais ou fontes, a água é conduzida por meio de tubulações até estações, para tratamento e distribuição, também por meio de tubulações. As tubulações envolvidas na coleta e distribuição são denominadas adutoras.


Sistema dutoviário brasileiro (transporte de petróleo)
















Disponível em: <http://wwwo.metalica.com.br/artigos-tecnicos/as-dutovias-como-boa-alternativa-de-transporte-apesar-da-predominancia-do-modo-rodoviario/> Acesso em: 10 de ago 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário