sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Processo de construção e montagem de dutos

Consiste na ligação de vários tubos de comprimento e diâmetro variável. Após a confecção do duto, este é enterrado a cerca de 1 metro de profundidade. Para a construção de dutos, as indústrias contratam empresas, especializadas, ficam responsáveis pela supervisão dos serviços para que seja garantida a qualidade, o prazo e o custo. Devido ao deslocamento permanente de máquinas, equipamentos, veículos pesados, pessoas, alojamentos, alimentos e energia, por locais sem infra-estrutura de acesso, à medida que a matéria-prima vai se transformando no produto final, uma obra de dutos é similar a uma obra de estrada de rodagem. 
A obra de dutos passa por várias fases. Além das atividades de construção, são necessários alguns serviços preliminares a essas atividades. As fases da construção e montagem de dutos consistem em atividades de aerolevantamento, pré-comunicação, cadastramento físico e jurídico, projeto básico, estudo de impacto ambiental, obtenção das licenças prévia, de instalação e operação e nas atividades de construção e montagem propriamente ditas. Nas atividades de aerolevantamento são feitas fotografias aéreas para reconhecimento e determinação do traçado do duto. A pré-comunicação consiste na comunicação com as comunidades vizinhas com objetivo de informar sobre as atividades de construção e montagem que irão acontecer no local onde o duto vai passar. As atividades de cadastramento físico e jurídico consistem no cadastramento das propriedades por onde o duto irá passar, para que posteriormente seja feita a atividade de liberação da faixa do duto. O projeto básico define as diretrizes para construção do duto. Estudos de impacto ambiental são necessários para o conhecimento de possíveis impactos que poderão ser causados pelas atividades da construção e são obrigatórios para a obtenção das licenças nos órgãos municipais e estaduais pertinentes. É necessário que haja uma licença prévia para o início das atividades de construção. A licença de instalação é necessária para a instalação dos canteiros de apoio. A licença de operação é necessária para que se possa iniciar a operação do duto.

     
Disponível em : http://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/26699/26699_3.PDF  http://www.trabalhosfeitos.com/topicos/constru%C3%A7%C3%A3o-e-montagem-de-dutos-terrestres/   Acesso em: 26 de agosto 2016



segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Vantagens e Desvantagens do sistema Dutoviário

Os dutos são considerados o mais consistente e frequente de todos os modais. Isso ocorre porque a variância no tempo de transporte é mínima (maior consistência) e as dutovias funcionam 24 horas por dia sete dias por semana com restrições de funcionamento apenas durante manutenção e mudança de produto transportado.

Vantagens:
  •   Alta confiabilidade, pois possui poucas interrupções;
  •   Reduzida possibilidade de perda de produto;
  •   Reduzida possibilidade de avaria;
  •   Não há necessidade de se usar embalagens;
  •   Indicada para o transporte de produtos perigosos;
  •   Demanda pouca mão-de-obra;


Desvantagens:
  •   Número limitado de serviços e capacidade;
  •   Não é indicado para pequenos volumes e distâncias curtas;  






  

Disponível em: < http://transportedutoviario.blogspot.com.br/2015/04/modal-dutoviario-vantagens-e.html/> Acesso em: 22 de ago 2016.

quinta-feira, 18 de agosto de 2016

DUTOS TERRESTRES

Os dutos rígidos são caracterizados por apresentar pouca ou nenhuma flexibilidade, já os dutos flexíveis possuem a característica de realizar curvaturas, por essa razão são muito utilizados na exploração de petróleo offshore, tendo a finalidade de interligar os poços de extração às plataformas ou navios. São de fácil lançamento e acomodamento no leito marinho.



Os dutos terrestres podem ser subterrâneos, aparentes ou aéreos
Dutos subterrâneos enterrados são protegidos contra: intempéries, acidentes provocados por outros veículos e máquinas agrícolas, curiosidade e vandalismo. Eles estão mais seguros em caso de rupturas ou vazamentos do material transportado devido à grande camada de terra que os envolve.


Disponível em: < http://wwwo.metalica.com.br/artigos-tecnicos/as-dutovias-como-boa-alternativa-de-transporte-apesar-da-predominancia-do-modo-rodoviario/> Acesso em: 17 de ago 2016

quarta-feira, 10 de agosto de 2016

POR QUE NO BRASIL OS DUTOS SÃO TÃO IMPORTANTES?

Dutos no Brasil

No Brasil, cerca de 60% de toda produção é transportada pela malha rodoviária, as ferrovias são responsáveis por apenas 21% e o modo aquaviário por 14%. Os sistemas dutoviário e aéreo não alcançam 5% da produção.
Para escolher o meio mais adequado de transporte é necessário estudar todas as rotas possíveis e quais são os modais mais vantajosos para cada percurso. São vários critérios a considerar: menor custo, capacidade de transporte, natureza da carga, versatilidade, segurança e rapidez.


O transporte dutoviário utiliza um sistema de tubos ou cilindros, previamente preparados, formando uma linha chamada de dutovia ou via que movimenta produtos de um ponto a outro. O transporte de cargas ocorre no interior dessa linha e o movimento se dá por pressão ou arraste por um elemento transportador. Uma dutovia é constituída de terminais (com os equipamentos de propulsão do produto), tubos e as respectivas juntas de união.

Por apresentar características como alto nível de segurança, transportabilidade constante, baixo custo operacional, as dutovias possibilitam o transporte dos seguintes produtos:

• Petróleo e seus derivados (oleodutos): tipo de carga que pode ser transportado por oleodutos ou gasodutos.
• Não derivados de petróleo (polidutos ou alcooldutos): algumas cargas não derivadas do petróleo, como álcool, CO2 (dióxido de carbono) e CO3 (trióxido de carbono), também podem ser transportadas por oleodutos.
• Gás natural (gasodutos): esse gás é transportado por gasoduto que é bastante semelhante aos oleodutos, embora tenha suas particularidades, principalmente no sistema de propulsão da carga – compressores.
• Minério, cimento e cereais (minerodutos ou polidutos): o transporte é feito por tubulações que possuem bombas especiais, que impulsionam cargas sólidas ou em pó. Também se dá por meio de um fluido portador, como a água para o transporte do minério (média e longa distância) ou o ar, para o cimento e cereais (curta distância).
• Carvão e resíduos sólidos (minerodutos): para esse tipo de carga utiliza-se uma cápsula para transportar a carga, por meio da tubulação, impulsionada por um fluido portador, água ou ar.
• Águas servidas – esgoto (dutos de esgoto): as águas servidas ou esgotos produzidos pelo homem podem ser conduzidos por canalizações próprias até um destino final adequado.
• Água potável (dutos de água): uma vez coletada em mananciais ou fontes, a água é conduzida por meio de tubulações até estações, para tratamento e distribuição, também por meio de tubulações. As tubulações envolvidas na coleta e distribuição são denominadas adutoras.


Sistema dutoviário brasileiro (transporte de petróleo)
















Disponível em: <http://wwwo.metalica.com.br/artigos-tecnicos/as-dutovias-como-boa-alternativa-de-transporte-apesar-da-predominancia-do-modo-rodoviario/> Acesso em: 10 de ago 2016

quarta-feira, 3 de agosto de 2016

DUTOVIAS

 A dutovia é um dos mais importantes modais de transporte, pois nos Estados Unidos ele representa quase 17% da matriz de transportes medida em tkm (tonelada-quilômetro). 
         Porém, no Brasil, apesar de representativo, está concentrado em poucas empresas e tem pequena participação relativa na matriz logística de transporte. 
         Na verdade, ainda são muitas discutidas as principais características desse modal no que se refere às suas vantagens,desvantagens, produtos transportados, investimentos, custos e perspectivas. A infraestrutura de transporte consiste em vias de acesso,veículos e unidades organizacionais que fornecem serviços de transporta para uso próprio ou para terceiros, sendo que, neste último caso, mediante um taxa ou tarifa de serviço.

                                   Sistema dutoviário brasileiro


Disponível em:< https://qualidadeonline.wordpress.com/2012/08/14/por-que-no-brasil-o-transporte-dutoviario-e-tao-pequeno/> Acesso em: 03 de ago 2016